top of page

COMUNICAR-SE ATRAVEZ DA FOTOGRAFIA

Updated: Jan 29, 2021

O que é fotografia?

“Fotografia é arte“...

"A fotografia nada mais é do que um procedimento através do qual, por meios técnicos e químicos, conseguimos travar as ondas #eletromagnéticas, visíveis e invisíveis, que atingem um objeto"

Existem outras respostas essa primeira pergunta? Sim! A fotografia é uma linguagem.



A fotografia hoje apesar de ser um material tocável a impressa no papel, ou um “digital” a projetada; quais mais sentidos ela captura além da visão, do tato, do sonho e da audição? É possível que não atue em nós de outras maneiras?

Então, por que hoje ouvimos tanto falar de gosto estético e linguagem? A fotografia quer realmente nos comunicar algo? Ou os homens por trás das câmeras estão tentando, por meio dela, expressar um conceito, uma realidade ou uma mensagem?


A fotografia é um #conceito muito mais amplo e serve para indicar uma centena de coisas diferentes, ela não é uma dúvida, é uma certeza.

Hoje estamos rodeados de imagens que continuamente nos comunicam algo observamos imagens que nos interessam, por motivos diversos, que nós alegram mas também podem nos ferir, porque interpretar o que o "professor" quis dizer é difícil e muitas vezes incompreensível, então algumas imagens podem nos confundir, perturbando nossos sentimentos, nossas idéias, nossas crenças.


Devemos também ter em mente o que significa fazer arte por meio da fotografia;

É fotojornalista o que tira fotos e que está na linha de frente, e não o lojista que fornece fotos para passaporte, os pais documentando a primeira comunhão da criança, a foto amadora que experimenta, o naturalista que ilustra o reino vegetal, fotografo é profissional que passa seus dias no estúdio fotografico.


Por que aqueles que tem uma machina fotografica se autodenominam #fotógrafos?


Só porque eles estão segurando um dispositivo com filme sensível?

Mas quantos se autodenominam maestros de orquestra pelo simples fato de estarem segurando uma batuta?

Não acredito que o uso de uma ferramenta por si só possa definir e justificar uma condição ao contrário!

Uma criança que pega a #câmera e aperta o botão do obturador também deve ser definida como um “fotógrafo”, mesmo que apenas por diversão?


A fotografia é uma linguagem, e saber comunicar através dela vai fazer toda a diferença, vai mudar modo com que as pessoas olharam as tuas fotografias novamente.

Não irão olhar a qualidade, ou se a foto tem algum erro tecnico, ou qual tipo de material você usou, mas conseguirá através dela ler a tua mensagem.


Comunicar significa "compartilhar", #compartilhar algo com outra pessoa. A comunicação existe quando uma pessoa se relaciona com outra, mesmo à distância.

Quando nascemos, a primeira coisa que fazemos é gritar/chorar, deixar claro que estamos com fome, sede, frio. Com o tempo cada um de nós mantém nossas necessidades primárias / fisiológicas / físicas intactas e descobre que temos necessidades secundárias que diferenciam de pessoa para pessoa com base na profissão, cultura, objetivos pessoais etc...


A #comunicação serve para satisfazer as necessidades primárias e secundárias

O homem se comunica para satisfazer suas necessidades.

Com base na necessidade, o homem escolhe o que comunicar e como se comunicar.

A publicidade ela antecipa necessidades, comunica o que precisamos, levando-nos a comprar, fazer, ver o que está sendo promovido.


Nós nos comunicamos com:

➡️ a voz

➡️com o corpo (postura, roupas, posição no espaço e com relação aos demais no mesmo ambiente etc ...)

➡️com gestos

➡️com reações involuntárias (rosto corado, ficar pálido, aumentar os batimentos cardíacos etc ...)


É importante "o que" comunicar e "como" vou comunicar.

A eficácia da #mensagem depende disso.

Quanto mais clara for a comunicação, mais eficaz será a mensagem, e maior será a probabilidade de obtermos uma resposta ao nosso pedido. Se eu emitir uma mensagem confusa, o interlocutor pode não entender o que eu preciso, e pode interpretar errado à minha necessidade.


Uma mensagem eficaz, portanto, tem:


➡️capacidade de CAPTURAR A ATENÇÃO

➡️capacidade de MEMÓRIA EMOCIONAL

➡️capacidade de ACIONAR UMA REAÇÃO do interlocutor


A comunicação visual é baseada neste princípio. Uma mensagem publicitária eficaz pode permanecer intacta ao longo do tempo porque é sempre eficaz. (imagem de exemplo a escrita da Coca Cola, logotipo da Apple, slogans como "tente acreditar" ou "é melhor prevenir do que remediar" etc ...




bottom of page